Artigo: O que significa orar por todas as autoridades como ensinou Paulo em 1a Timóteo 2.1-3?

23 jul by Irmãos em Contagem

Artigo: O que significa orar por todas as autoridades como ensinou Paulo em 1a Timóteo 2.1-3?

Por Luiz Fontes

Quando examinamos os detalhes dos versículos 1 a 3 de 1ª Timóteo capítulo 2 descobrimos que o apóstolo usa 4 termos para tratar de oração: 

1º – “a prática de súplicas” – DEESIS – A Profundidade do Nosso Relacionamento com Deus. Este termo descreve a oração que se encontra na esfera mais elevada do nosso relacionamento com Deus.
2º – “orações” – PROSOUCHE – A Profundidade do Nosso Viver Prático. O Sentido aqui é a oração no aspecto objetivo, mas com um pequeno elemento, ela nos mostra o foco da oração – a oração é a Deus. Isto requer dizer que toda a oração deve estar relacionada com Deus.
3º – “intercessões” – ENTEUXIS – A Profundidade da Nossa Liberdade Diante de Deus. O sentido e de um “encontro” onde o pensamento proeminente é o de audácia e liberdade de acesso a Deus. Como vemos, o significado dessa oração é a nossa liberdade de estar diante de Deus por uma causa específica.
4º – “ações de graças” – EUCHARISTIA – A Profundidade da Adoração. Significa: “gratidão pela misericórdia”. Adorar a Deus pela sua misericórdia. O termo “misericórdia” vem do latim misero = “misérias” e cardio = “coração”. A tradução é “carregar as misérias do outro no coração”. A Misericórdia é Deus não dá ao homem aquilo que ele merece. Esta é uma das mais extraordinárias verdade acerca da adoração em nosso coração. Se conhecermos as dimensões infinitas da misericórdia do Senhor, creio que seriamos mais quebrantados em nosso viver.

Uma Questão Muito Importante a ser Considerada

Voltemos nossos olhos para a sequencia do versículo 1: “em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito”.
A pergunta é: O ensino de Paulo é que devemos orar por todos os homens e por todos que estão investidos de autoridade? Será esse o ensino aqui? Quando olhamos para nossa realidade contextual, podemos concluir que estamos vivendo em uma nação caída, governada por homens caídos, numa sociedade mergulhada em um caudal de pecados! Penso que não é isto que está na mente do apóstolo.
Quero que você leia comigo a sequencia do versículo 2¸onde diz: “… para que vivamos uma vida tranquila e mansa, com toda piedade”. As partes do texto sublinhados são para chamar nossa atenção. Meu desejo é que você seja cuidadoso ao examinar todos estes textos.

Observe bem que ele diz: “para que” – isto é propósito. Qual o propósito desta oração aceitável diante de Deus? Veja a resposta: “vida tranquila e mansa, com toda piedade”. Note a palavra “vida” usada aqui; pois ela no original é bios que nos fala da vida em seu curso natural. Nossa vida em seu curso natural é cercada de pessoas, governos e autoridades em todos os sentidos. Vivemos debaixo de leis, ordem e etc.
Um texto que vai ampliar nossa visão aqui é Efésios 6.12 que diz: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. O termo usado aqui para “dominadores” é kosmokrator que significa “senhor do mundo”, “príncipe desta era” – é uma referência aos demônios que controlam todo sistema de governo em todas as esferas nesse mundo.
Será que você consegue refletir o quanto do poder e do sistema do mundo tem roubado sua vida de comunhão com Deus na oração? Se desejamos viver uma vida tranquila, mansa e piedosa temos que orar para que todas estas coisas não nos corrompam por meio dos homens que governam esse mundo; sejam eles os homens comuns ou aqueles que estão investidos de autoridade.

A Oração Aceitável Diante

Agora, por favor, observe os versículos 3 e 4, onde Paulo diz: “Isto é bom e aceitável diante de Deus…”. Este texto é muito importante dentro do contexto, porque ele nos leva a proposição final do assunto. Ora, o que é bom e aceitável diante de Deus? Que oremos por todos os homens ou que vivamos em nossa vida natural nesse mundo, um viver tranquilo, manso e piedoso? Então você pode ver a clareza destes textos? Graças a Deus pelo Seu Espírito que nos revela Sua grandiosa Palavra.